Campo do Tenente: Um Mergulho na História e na Beleza Natural do Paraná

Mapa Campo-do-Tenente

Campo do Tenente é um município brasileiro do estado do Paraná, com uma população estimada de 7.508 habitantes, segundo o IBGE (2022). Situa-se na Microrregião Homogênea de Rio Negro, no segundo Planalto Paranaense, na porção sul-sudeste do Estado, identificado pela vegetação campestre, com relevo ondulado. 

bandeira campo do tenente

História

As origens históricas do povo tenentiano remontam ao ciclo do tropeirismo, quando se transportava gado dos pampas gaúchos até a Capitania de São Paulo, através do histórico “Caminho Sorocaba-Viamão”. Este caminho, única comunicação terrestre de São Paulo com a parte sul do país, permitiu que ao longo de seu trajeto surgissem inúmeras povoações, mais tarde importantes cidades.

A antiguidade do lugar é comprovada pela citação de mapas datados a partir do século XVIII. O termo “Tenente” deve-se à existência de um acampamento militar (em tempos de Guerra dos Farrapos), sob o comando de um tenente, ficando o local, desde então, conhecido pela denominação “Campo do Tenente”.

Dois fatores contribuíram para o progresso do lugar: a inauguração da estrada de ferro em 1894 e a chegada da energia elétrica, de forma gratuita, no ano de 1907. Em 25 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual nº 4.338, sancionada pelo governador Moysés Lupion, foi criado o município de Campo do Tenente, com território desmembrado do município de Rio Negro. 

Turismo

Campo do Tenente é uma ótima sugestão de passeio para quem procura cultura, religiosidade e tranquilidade em meio à natureza. Segue abaixo um roteiro especial quem quiser fazer um turismo religioso, cultural e de natureza. 

Atrações Turísticas

Centro Cultural Villa Anna – Palacete Stahlke: Residência da família Stahlke, atualmente abriga um centro cultural, sede da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo. 

Mosteiro Trapista – Nossa Senhora do Novo Mundo: O mosteiro é escola do serviço do Senhor, na qual Cristo é formado no coração dos irmãos pela liturgia, pelo ensinamento do abade e pela vida fraterna. 

Braspol – Casa Cultural Dom Polski: Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa do Brasil – Braspol. 

Morro da Santa Cruz: Um atrativo que reúne belezas naturais, com fé e misticismo. 

Capela São Sebastião: Construída no século XVII, tornou-se na época ponto de passagem dos tropeiros. 

Igreja do Divino Espírito Santo: Um aleijadinho, conhecido como “Nhô Márculo” promovia novenas num paiol de sua propriedade, em Louvor ao Divino Espírito Santo, de quem era devoto. 

Origem do nome Campo do Tenente?

O nome “Campo do Tenente” tem origem histórica e está relacionado a um episódio da Guerra dos Farrapos. Durante esse período, havia um acampamento militar na região, que estava sob o comando de um tenente. Desde então, o local ficou conhecido como “Campo do Tenente”.

Quais são os pratos típicos de Campo do Tenente?

Campo do Tenente, no Paraná, tem uma forte influência da culinária europeia, especialmente a polonesa. Aqui estão alguns dos pratos típicos que você pode encontrar nos restaurantes da cidade:

– Pierogi: Um tipo de pastel cozido muito popular na culinária polonesa.

– Aluske: Conhecido também como charuto de repolho, é um prato feito com folhas de repolho recheadas.

– Mazurek: É um bolo polonês tradicionalmente feito durante a Páscoa.

– Carne de porco assada: Um prato clássico que é muito apreciado na região. 

Qual a história da ferrovia em Campo do Tenente?

A história da ferrovia em Campo do Tenente, Paraná, está intimamente ligada ao desenvolvimento da região. Aqui estão alguns pontos importantes:

– Inauguração da Ferrovia (1894): A inauguração da estrada de ferro em 1894 foi um dos dois fatores principais que contribuíram para o progresso de Campo do Tenente. A ferrovia facilitou o transporte de pessoas e mercadorias, estimulando o crescimento econômico e a expansão da população local.

– Pontos de Interesse: Existem vários pontos de interesse relacionados à ferrovia em Campo do Tenente. Por exemplo, o túnel da linha férrea do Pau-de-Casca e a ponte férrea sobre o rio da Várzea são marcos históricos importantes.

– Impacto na Comunidade: A ferrovia teve um impacto significativo na comunidade local. Por exemplo, a energia elétrica chegou à cidade de forma gratuita em 1907, um benefício comunitário oferecido pelo major Henrique Stahlke, que instalou uma serraria na região, gerando energia elétrica e favorecendo a localidade.

Qual o impacto da ferrovia na economia de Campo do Tenente?

A ferrovia teve um impacto significativo na economia de Campo do Tenente, assim como em muitas outras cidades brasileiras. Aqui estão alguns pontos importantes:

– Desenvolvimento Econômico: A inauguração da estrada de ferro em 1894 foi um dos principais fatores que contribuíram para o progresso de Campo do Tenente. A ferrovia facilitou o transporte de pessoas e mercadorias, estimulando o crescimento econômico e a expansão da população local.

– Escoamento de Produtos: As ferrovias são fundamentais para o escoamento de cargas, sendo um dos pilares do abastecimento dos portos brasileiros. Isso é estratégico para a economia e o transporte de cargas em todo o país.

– Geração de Empregos: As ferrovias também são fontes de geração de empregos em todo o país.

– Impacto na Agricultura: Os produtos do agronegócio das regiões Norte e Centro-Oeste, por exemplo, dependem diretamente do transporte ferroviário para escoar os resultados da produção para os portos brasileiros que ficam, naturalmente, localizados na região litoral do país.

– Exportação de Minérios: A exportação de minérios, por exemplo, também configura um importante resultado para os resultados da economia brasileira. E o minério extraído nas regiões mais afastadas dos grandes centros também são escoados para os portos através do modal ferroviário. 

Ponte do Rio da Várzea

A Ponte do Rio da Várzea, que era utilizada como linha férrea até o início dos anos 60, é um marco histórico importante na região. A ponte, localizada na PR-427 entre a Lapa e Campo do Tenente, tem 152,95 metros de extensão.

A Ponte do Rio da Várzea é uma estrutura histórica e centenária. Aqui estão alguns pontos importantes sobre a ponte:

– História: A ponte era originalmente parte de uma ferrovia e foi adaptada para tráfego rodoviário após a alteração do traçado da estrada de ferro no início dos anos 60.

– Estrutura: A ponte tem 152,95 metros de extensão e uma largura de apenas 5,24 metros, que inclui uma calçada com 80 centímetros e uma pista única de 3,3 metros de largura.

– Reforma: A ponte passou por uma reforma completa entre 2023 e 2024, que incluiu a substituição do antigo tabuleiro de concreto por um novo de gradil metálico, mais leve e que exerce menor pressão sobre a estrutura. O investimento na obra foi de R$ 3,91 milhões.

– Impacto Local: A reforma da ponte beneficia mais de 56 mil moradores da região, pois a ponte é a principal ligação entre os dois municípios.

ponte do rio da varzea

Rio da Várzea

O Rio da Várzea é uma localidade em Campo do Tenente, Paraná, situado a uma altitude de 835 metros.

Com belas paisagens e diversas espécies de peixes, o Rio da Várzea é um local muito procurado pelos turistas. Apreciar a vista navegando pelas suas águas, seja de barco ou caiaque, é uma atividade popular na região.

O Rio da Várzea possui duas ocorrências principais no Brasil, uma localizada no estado do Paraná e outra no Rio Grande do Sul.

No Paraná, o Rio da Várzea tem sua nascente em Tijucas do Sul e percorre seu curso até desaguar no Rio Negro.

Já no Rio Grande do Sul, o Rio da Várzea estende-se por 165 km até alcançar sua foz no Rio Uruguai. A Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea está situada ao norte do estado, abrangendo municípios como Carazinho, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Sarandi.

rio da varzea em campo do tenente